LEI PAULO GUSTAVO: SABBATINI É CONTEMPLADA EM NÍVEL ESTADUAL

Nesta sexta-feira, 15/12, a Fundação Catarinense de Cultura – FCC divulgou a lista de projetos culturais contemplados pela Lei Paulo Gustavo D+ SC/2023. Concorrendo com diversas outras entidades catarinenses, a Banda Musical Padre Sabbatini foi uma das selecionadas.

A proposta intitulada “MÚSICA QUE ENCANTA” compreende a realização de quatro concertos ao longo dos meses de maio e julho de 2024, em diferentes locais do Município de Nova Trento. Todos os eventos serão gratuitos e abertos ao público. Para concretização do projeto cultural o Governo do Estado fará o repasse de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) à Sabbatini, que completará 135 anos de existência neste próximo ano.

A Sociedade Filarmônica Neotrentina – SFN, mantenedora da Banda Musical Padre Sabbatini, declarada de Utilidade Pública Estadual (desde 1963, pela Lei nº 3.286) e Municipal (desde 1978, pela Lei nº 597/8), é uma entidade cultural privada e sem fins lucrativos que tem, dentre as suas obrigações estatutárias, a responsabilidade de prover plenas condições de funcionamento à Banda – seja por meio da captação de recursos financeiros oriundos de políticas públicas de apoio à cultura, seja pelo recebimento de doações espontâneas por parte da comunidade, entre outros.

“O fato de termos sido contemplados pela Lei Paulo Gustavo nos enche de esperança, por ser uma nítida demonstração de reconhecimento por parte do Governo do Estado da relevância de nossa querida Banda no cenário cultural catarinense. Todos sabemos que apenas o trabalho voluntário não é suficiente para mantermos uma entidade de tamanha envergadura em pleno funcionamento. A manutenção de toda a estrutura física (sede, mobiliário, instrumentos, acessórios, arquivos, equipamentos, uniformes, escola de música, etc.) é extremamente onerosa e, portanto, fica claro que a sobrevivência da Banda está direta e inevitavelmente atrelada às políticas públicas voltadas para o apoio financeiro às entidades sem fins lucrativos. No entanto, como essas políticas estão se tornando escassas, também procuramos recorrer à captação de recursos em outras fontes. Ainda neste ano de 2023, viabilizaremos as doações via PIX e também as transferências diretas à Sabbatini. Já para 2024, uma das metas da atual Diretoria da Sociedade Filarmônica é a assinatura de convênios com empresas e autarquias diversas. Dessa maneira, abriremos um leque maior de opções àqueles que desejarem apoiar financeiramente a causa da Banda. Toda e qualquer ajuda é sempre muito bem-vinda.” – destacou o Presidente da Sociedade Filarmônica Neotrentina, Robson Antonio Tomasi.

Deixe um comentário