A reforma da sede da Sabbatini já saiu do papel e prossegue a todo vapor. Uma obra muito esperada e totalmente bancada com recursos financeiros provenientes do Edital Revitaliza SC, da Fundação Catarinense de Cultura.
Ainda no ano de 2024, a Sociedade Filarmônica Neotrentina – SFN, mantenedora da Banda Musical Padre Sabbatini, teve o seu projeto selecionado em nível estadual e recebeu a quantia de R$ 200.000,00 para execução dessa tão esperada reforma.
Marco Antônio Bastiani, atual presidente da SFN, destacou:
“Neste ano de 2025, assumi a presidência da Sociedade Filarmônica e a desafiadora missão de dar continuidade a esse importantíssimo trabalho, cuja captação de recursos financeiros ocorreu ainda na gestão anterior, do ex-presidente Robson Tomasi. Fazer parte desse processo é uma grande responsabilidade e, ao mesmo tempo, motivo de muito orgulho – sobretudo se considerarmos o fato de que absolutamente tudo aquilo que diz respeito ao projeto vencedor foi elaborado pelos nossos próprios voluntários, desde a proposta cultural até os projetos de engenharia. Estes últimos foram concebidos pelo maestro Anderson Cadorin e pelo músico Thiago Rezzini, ambos engenheiros de profissão, que também são os responsáveis técnicos pela execução dessa grande obra.”
Ainda segundo Bastiani, as intervenções colocarão um ponto final em uma série de problemas existentes na edificação, acumulados por anos a fio, a exemplo das constantes infiltrações das águas de chuvas que, recorrentemente, colocaram em risco o valiosíssimo acervo histórico da Entidade e demandaram a adoção de diversas medidas paliativas urgentes.

Membros do grupo de trabalho responsável pela reforma da sede. Da esquerda para a direita: Marco Antônio Bastiani, Anderson Cadorin, Robson Tomasi e Thiago Rezzini.
É também importante destacar que, desde os primeiros estudos, tudo foi minuciosamente pensado no sentido de tornar a edificação 100% acessível (para tanto, a entidade ainda dependerá da compra e instalação futura de um elevador). A sede também contará com maior conforto termoacústico em virtude da construção de uma laje, que será executada em substituição à antiga cobertura existente – de fibrocimento com estrutura e forro de madeira. Além disso, os ambientes também ficarão muito mais amplos, uma vez que o pé direito será aumentado em 1 metro.
Finalizando, o presidente informou que a conclusão da obra está prevista para fevereiro do próximo ano. Até lá, por decisão conjunta da diretoria e da regência, todas as atividades musicais da Banda foram pausadas.