Curiosidade: Normaphone e Jazzophone

Pesquisa: Sávio da Silva Carvalho | 27/09/2025

O normaphone é um instrumento bastante curioso e, à primeira vista, causa estranheza em muitas pessoas. Foi concebido na década de 1920. Em linhas gerais, pode ser definido como um instrumento de sopro (aerofone) do naipe dos metais (provido de bocal) e em forma de saxofone.

O normaphone

Analogamente aos saxofones, os normaphones também seguem o conceito de família, ou seja: instrumentos similares, com variações de tamanho:

Compoentes da família do normaphone

O normaphone… e o jazzophone:

Não menos peculiar é o seu “primo”, o jazzophone; que possui duas campanas em vez de apenas uma. Portanto, era provido de mais recursos sonoros, a exemplo da surdina e do mecanismo para produzir o peculiar efeito de wah-wah (ao final do último vídeo, mais abaixo, confiram o uso desse interessante recurso):

O jazzophone

O Jazzophone também foi inventado na década de 1920 – como uma alternativa mais barata ao já bastante popular (e caro!) saxofone.

Fato curioso é que ambos os instrumentos foram criados na região de fronteira entre a Alemanha e a República Tcheca. Enquanto o jazzophone se originou no lado tcheco (na cidade de Graslitz), o normaphone foi inventado a apenas poucos quilômetros de distância, em Markneukirchen, no lado alemão.

Fronteira entre Alemanha e República Tcheca

Como as sonoridades são semelhantes, apresentaremos os vídeos do instrumento que é, por assim dizer, o mais completo em termos de recursos: o jazzophone.