(CONTEÚDO EXCLUSIVO DOS MEMBROS DA SFN)
26/02/2022
“Tem recado para mim?” Clique aqui.
“Tem alguma apresentação marcada?” Clique aqui.
“Como está a minha frequência?” Clique aqui.
“Eu gostaria de ver as fotos dos ensaios e apresentações!” Clique aqui.
“Eu gostaria de ler os informativos anteriores.” Clique aqui.
“Tem alguém fazendo aniversário neste mês?” Clique aqui.’
“Tem alguma dúvida a esclarecer? Alguma sugestão ou solicitação a fazer?” Clique aqui
BENTORNATI, AMICI!
“Sem a música, a vida seria um erro.”
É com a frase do célebre filósofo alemão Friedrich Nietzsche que, com imensa alegria, dou as boas-vindas a todos os valorosos membros da Sabbatini: Maestro, Músicos e Diretores – voluntários que desempenham um trabalho digno de reconhecimento e louvor, a serviço da nobre arte da música.
Ao longo dos 132 anos de existência da Banda, centenas e mais centenas de pessoas já passaram pela Entidade. Todos, de uma forma ou de outra, deixaram a suas respectivas contribuições. Algumas singelas e efêmeras… outras de grande vulto e frutos de uma vida inteira de dedicação e abnegação. Contudo, é justo e necessário destacar que todas essas “passagens” – sem exceções – tiveram os seus propósitos e foram importantes no sentido de impulsionar adiante a causa.
Neste ano de 2022, a Banda caminha rumo a mais um ano de vida. E este é o nosso momento! A condução atual e principalmente o direcionamento futuro da Entidade dependem direta e primordialmente de nossas ações enquanto membros ativos que somos.
Além da missão mais notável, que está ligada ao “fazer musical” propriamente dito, a Sabbatini sempre desempenhou – e, muitas vezes, de modo implícito – um importante papel no âmbito da responsabilidade social (até mesmo antes desse termo ser cunhado) e também na formação de cidadãos; e a nossa escola de música, por exemplo, é um importante catalisador nesse processo.
Os tempos atuais trazem à porta de nossa sede muitas dificuldades a serem superadas, a exemplo do desinteresse quase generalizado por parte das novas gerações em participar de causas como a da Banda. Vivemos tempos em que a diversão e as futilidades estão sendo colocadas em primeiro plano, em detrimento do desenvolvimento do intelecto. Olhando pelo prisma da nossa escola de música, estamos travando uma batalha (extremamente desigual) contra o advento das novas tecnologias e suas inúmeras “conveniências”, que levam a um imediatismo sem precedentes, entre outros efeitos colaterais ainda não estudados a fundo e reportados pela ciência. Em termos de atratividade, a atenção das novas gerações nunca esteve tão desviada das causas culturais, principalmente no que tange ao aspecto da formação de novos músicos.
Para corroborar tal afirmação, apresento os números ligados à nossa escola de música! Hoje, 26/02/2022, estamos a 2 dias do término das inscrições… e apesar de termos envidado grandes esforços no tocante à divulgação (no site oficial, nas redes sociais Instagram e Facebook, nas rádios e na panfletagem) os números finais, que muito provavelmente não serão alterados significativamente até esta próxima segunda-feira (28/02), atestam a dura realidade que enfrentamos:

O cenário que se apresenta nos convida minimamente a uma profunda reflexão e também a uma reavaliação de nosso modus operandi, a fim de possamos assegurar a existência da Sabbatini nos anos vindouros.
E o tempo urge, caríssimos amigos!
Portanto, neste breve arco de tempo em que estamos de passagem pela Banda, procuremos dar o nosso melhor. Convido a todos que estão “embarcados” na nobre causa da Sabbatini a seguirem juntos, firmes, fortes, confiantes e apoiando as ações que estão sendo tomadas com foco no bem maior de nossa querida Banda – com diligência e olhos voltados para o futuro.
Por fim, deixo aqui uma última frase bastante pertinente para o tema, de autor desconhecido:
“O pessimista reclama do vento, o otimista espera que ele mude, o realista ajusta as velas.”
Um grande abraço a todos!
Robson Antonio Tomasi – Presidente SFN
CAIXA DE MARCHA ODERY
Durante o período de recesso, recebemos a nova caixa de marcha, fabricada sob medida pela Odery Drums. Seguem algumas imagens do novo instrumento, que – juntamente com o novo bumbo – trará nova e melhor sonoridade para a Sabbatini.