M&L – TROMBONE

Muita atenção ao manuseio do instrumento

Atenção! O instrumento é feito de uma chapa fina de metal. Não aplique demasiada força ou golpeie o instrumento de modo que o mesmo possa amassar deformar ou ser danificado.

Retirando o instrumento do estojo

Segurando o instrumento com ambas as mãos, retire cuidadosamente o instrumento do estojo.

Atenção! Segurar apenas na parte do mecanismo, pode resultar em dano à campana, por isto deve-se sempre segurar a campana e o mecanismo, simultaneamente, quando você retirar o instrumento do estojo.

Ao remover a vara do estojo, segure-a com ambas as mãos enganchando um dedo no braço da vara para manter a vara externa fixa. Retire levemente e com máximo cuidado a vara do estojo.

Sempre segure a vara com ambas as mãos. Segurar a vara com apenas uma mão poderá causar danos à vara.

Cuidado! O sistema de slide do trombone consiste em uma vara interna e uma vara externa. A vara possui uma trava. Certifique-se que o conjunto esteja firmemente travado para evitar que a vara externa deslize, desprendendo-se do instrumento acidentalmente.

Quando desconectar a vara do corpo, assegure-se que a trava da vara está na posição travada para evitar a queda de uma das partes da vara.

Montagem

Antes de tudo, confirme se a vara está completamente travada.

Segure a vara pelos braços da vara e apoie o protetor da vara no chão.

Com a outra mão, segure a campana pelo maquinário do rotor.

Certifique- se de segurar a campana sempre pelo maquinário do rotor. Se você segurar o instrumento pela bomba de afinação, esta poderá se desprender e, com a queda, causar danos ao instrumento.

Encaixe o receptor (receiver) da vara no receptor da campana. Coloque a campana em um ângulo adequado para tocar.

Depois da montagem, aperte o receptor da campana para fixar a vara na posição desejada.

Após terminar a montagem, segure o instrumento pelo braço da vara para sustentar o instrumento. Sempre manipule o instrumento gentilmente e com máximo cuidado. Seja cauteloso o suficiente para não bater o instrumento e danificá-lo.

Para finalizar a montegem, insira o bocal no instrumento até que ele fique fixo e não se solte.

Atenção! Nunca insira o bocal com força demasiada, pois o mesmo poderá ficar preso no receptor.

Lubrificação da Vara

Inicialmente, retire completamente a vara externa e coloque-a em um local seguro onde não caia ou seja pisada. Seja cuidadoso, pois a vara é muito frágil e fácil de amassar ou dobrar!

A Yamaha disponibiliza dois produtos distintos para lubrificação de varas de trombone: o trombone slide lubricant (abaixo, à esquerda) e o slide cream (abaixo, à direita):

Creme para Vara (Slide Cream)

Antigamente, os trombonistas não tinham a opção de usar lubrificantes especiais criados com ingredientes de alta tecnologia, então improvisavam com o que tinham à disposição. Uma das escolhas mais populares era o antiquado creme facial frio – o tipo que vinha em uma jarra e tinha consistência cremosa semelhante a iogurte ou pasta de dente.

Pode parecer uma escolha estranha, mas acredite ou não, quando aplicado corretamente, esse creme gorduroso é um ótimo lubrificante para slides de trombone! Você provavelmente não encontrará muitos músicos usando creme facial hoje em dia, mas lubrificantes tipo creme, como o Yamaha Trombone Slide Cream da Yamaha, ainda permanecem populares.

Slide de trombone ao lado de uma garrafa e tubo de creme para slide de trombone.
Aplique uma fina camada de creme para slides começando na parte inferior e, em seguida, borrife uma fina névoa de água no slide enquanto toca para mantê-lo escorregadio.

Esta é a maneira correta de aplicar o slide cream:

Preparação da vara

Remova os resíduos de dentro da vara interna e aplique levemente um pouco de creme para vara nas extremidades mais grossas da vara.

Atenção! Nunca utilize a slide grease (graxa para bombas) na vara de trombone. A graxa é muito espessa e pegajosa para um slide manual – e, portanto, deverá ser usada exclusivamente em bombas de afinação. O produto correto é o slide cream.

Coloque uma pequena quantidade de creme na ponta do dedo e aplique o lubrificante de forma adequada, conforme a imagem abaixo (somente nas extremidades mais grossas da vara).

Após aplicar o creme para vara, utilize um spray com água para umidificar a superfície da vara. A água deverá ser borrifada exclusivamente quando for utilizado o slide cream!

Insira a vara interna na vara externa e movimente ambas várias vezes para distribuir uniformemente o creme em toda a a extensão a vara. coloque cuidadosamente a lâmina externa de volta no lugar e mova-a para cima e para baixo algumas vezes para espalhar o creme por igual.

A quantidade de creme aplicado na vara afeta a suavidade de movimento da vara. Tenha cuidado! É muito fácil aplicar creme demais ou usar muito. Quando isso acontece, a lâmina pode ficar pegajosa e lenta, mesmo com a aplicação de água. Lembre-se desta importante dica: se você realmente conseguir ver o creme, é porque há muito creme, então limpe bem a lâmina e comece novamente com uma nova camada fina.

Atenção! Ao fim desse processo, o objetivo é deixar uma fina camada de creme gorduroso espalhada uniformemente pelo metal. Se você realmente consegue ver o creme, é demais!

Caso a vara esteja lenta ou pesada durante a sua performance, aplique spray com água sobre a vara interna.

Lubrificante para Vara de Trombone (Trombone Slide Lubricant)

Nos anos mais recentes, uma variedade de lubrificantes foram criados especificamente para lâminas de trombone que são mais espessas que o óleo, mas ainda muito mais finas que os cremes. Alguns deles vêm como uma mistura de duas partes, enquanto outros (como este Yamaha Trombone Slide Lubricant vem em um único frasco. Os lubrificantes líquidos são preferidos por muitos músicos profissionais e são uma excelente opção para estudantes e iniciantes porque são fáceis de usar. O melhor de tudo é que eles tornam o seu slide incrivelmente rápido!

Aplicação de lubrificante líquido para lâmina de trombone na lâmina de trombone.
Para lubrificantes líquidos para varas, aplique algumas gotas apenas na parte superior dos tubos internos das lâminas.

Atenção! Não há necessidade de remover a lâmina externa para aplicar lubrificantes líquidos. Basta colocar algumas gotas de lubrificante na parte superior de cada tubo interno da lâmina e permitir que o líquido escorra pela lâmina. Não se preocupe em usar muito – qualquer excesso de lubrificante será drenado pela chave d’água, portanto não há risco de acúmulo excessivo.

Mova a vara externa para frente e para trás algumas vezes para espalhar o lubrificante de maneira uniforme ao longo da vara.

O slide já pode se mostrar rápido e suave o suficiente para ser usado neste momento. No entanto, para obter a melhor ação, use um borrifador para aplicar uma névoa fina de água antes ou conforme necessário durante a performance.

Pode ser necessário reaplicar lubrificantes líquidos para slides com um pouco mais de frequência do que o creme, mas o processo é muito mais simples e rápido, e a vara ainda se moverá com a mesma rapidez e talvez até mais rápido.

Lubrificação do Rotor

Em trombones tenor baixo e trombone baixo, aplicar óleo para rotor diretamente no receptor (receiver) para lubrificar o rotor transpositor. O óleo para rotor aplicado diretamente no receptor poderá fixar sujeira e poeira dentro do rotor, resultando em mau funcionamento. Tenha cuidado.

LUBRIFICAÇÃO – ROTOR

Após tocar o instrumento, certifique-se que a umidade e a sujeira sejam removidas do instrumento utilizando os procedimentos abaixo descritos.

Limpeza da vara

Abra a chave d’água para remover a umidade da parte interna da vara.

Atenção! A vara externa é confeccionada com material resistente a corrosão, no entanto a corrosão pode ocorrer se a vara for mantida com umidade por período de tempo prolongado. Seja cuidadoso!

Use um pano de gaze para retirar o creme para vara e a umidade da vara interior.

Faça a limpeza dos slides internos.

Para a limpeza interna da vara, existem 2 formas específicas: Com uma vareta de limpeza+gaze ou com um SWAB específico para trombone (dê preferência ao swab, pois evitará danos ao instrumento).

SWAB – TROMBONE

Mesmo assim, caso não disponha de um SWAB específico, siga os passos abaixo:

Envolva um pano na vareta de limpeza de forma que não fique nenhuma parte metálica exposta.

Atenção! As partes metálicas expostas podem causar danos a parte interior da vara.

Limpe o interior da vara.

Envolva a flanela de uma forma firme para que não escape da vareta de limpeza.

Segure o braço da vara como mostra a imagem acima.

Tenha cuidado quando realizar a limpeza Há um mouthpipe fixado na parte interna da
vara, portanto tenha cuidado para que o pano de limpeza não enrosque no mouthpipe.

Limpeza externa e, se necessário for, polimento.

Limpeza da(s) bomba(s)

Use uma gaze para remover a sujeira da(s) bomba(s).

Envolva a vareta de limpeza com um pano e faça a limpeza das partes internas da(s) bomba(s).

Aplique um pouco de graxa para bombas na superfície do tubo interior da(s) bomba(s).

Atenção: Especificamente para a bomba for de afinação, utilize o tuning slide oil (óleo para bomba de afinação).

Tuning Slide Oil

Deslize a bomba de afinação para dentro e para fora para distribuir a graxa de forma uniforme.

Manutenção do Rotor

Aplique óleo para rotor diretamente no receiver da campana para lubrificar o rotor.

Remova a tampa do rotor e aplique um pouco de óleo para eixo de rotor (rotor spindle oil) no eixo central do rotor.

Aplique também pequena quantidade de óleo para rotor no eixo superior do rotor. Após aplicar o óleo, recoloque a tampa do rotor e mova a haste do rotor várias vezes para distribuir o óleo de forma uniforme.

Atenção! O rotor é uma peça de precisão. Se for retirado de forma inadequada poderá ser danificado.

Aplique um pouco de óleo para alavanca (lever oil) no mecanismo correspondente do rotor.


É muito importante que o músico lubrifique adequadamente o mecanismo da chave d’água. A não lubrificação, com o passar do tempo, poderá resultar em mau funcionamento.

Utilize uma flanela para limpar as partes difíceis.

Cordão do Rotor

Enrolar a corda como mostrado na imagem abaixo. Em seguida fixe a corda no local com o parafuso da corda. Após fixar, utilize o parafuso (A) da corda para ajustar a posição da alavanca da haste.

LIMPE COMPLETAMENTE O INSTRUMENTO COM O AUXÍLIO DO BRASS SOAP

FAÇA UMA SECAGEM CUIDADOSA DO INSTRUMENTO

HIGIENIZE O BOCAL COM O MOUTHPIECE CLEANER