BORE OIL

O Bore Oil é um produto de alta qualidade e especialmente formulado para manter os instrumentos de madeira bem hidratados e ajudar a prevenir rachaduras. Indicado para aplicação em oboés, fagotes e clarinetes e outros instrumentos com corpo de madeira. 

Precauções contra rachaduras no inverno

Por que você imagina que os instrumentos de sopro são mais propensos a rachar no inverno? A razão é que, dependendo da temperatura atmosférica ou ambiente, o instrumento pode estar bastante frio no inverno antes de ser tocado. Porém, a temperatura da respiração do clarinetista que toca o instrumento será igual à temperatura do seu corpo – ou seja, em torno de 36º -37º. Como resultado, quando o clarinetista sopra no instrumento, o interior do corpo do clarinete será aquecido e a temperatura do instrumento aumentará de uma só vez. Consequentemente, a madeira tentará se expandir para fora; entretanto, como a parte externa do instrumento é contraída pela baixa temperatura externa, o instrumento pode ser incapaz de suportar essa diferença de temperatura e rachar.

Uma seção da parte superior do corpo que pode rachar
Uma seção da parte superior do corpo que pode rachar

Aliás, outra razão para rachaduras além da diferença de temperatura é a diferença drástica de umidade. Portanto, cuidados também são necessários em épocas de alta umidade (como no período das chuvas), bem como no inverno.
Para evitar que o clarinete rache durante os períodos de frio, é imprescindível que, após retirar o instrumento do estojo, você o aqueça colocando-o dentro de um casaco ou pressionando-o contra o corpo. Evite tocar o instrumento até que ele esteja devidamente aclimatado à temperatura ambiente. A parte do clarinete que é mais propensa a rachar é a seção próxima ao bocal (conhecida como parte superior do corpo), que é mais facilmente aquecida pela respiração do clarinetista. Se a fissura for imperceptível, pode até passar despercebida, por isso, de vez em quando, segure o instrumento e inspecione-o visualmente. Caso encontre rachaduras no instrumento, leve-o a uma oficina especializada para reparos o mais rápido possível, pois as rachaduras se espalharão gradualmente, tornando o reparo cada vez mais difícil. Na pior das hipóteses, o clarinete pode até se partir.

Naturalmente, até mesmo um clarinete dividido pode ser consertado. Se as rachaduras forem grandes, a seção dividida pode ser fechada novamente usando um torno (semelhante à maneira como os ossos quebrados são fixados) ou o corpo dividido pode ser substituído. Será impossível, no entanto, restaurar o instrumento à sua condição original – portanto, prevenir é definitivamente melhor do que remediar.

Outro meio de lidar com a umidade é fazendo uso do “bore oil”, que foi especialmente desenvolvido para conservar e proteger as paredes internas dos instrumentos de sopro de madeira. Ele penetra na madeira permitindo que ela não resseque e tenha uma vida útil maior.. Ao usar “bore oil”, primeiro remova a umidade de dentro do tubo e limpe-o completamente, depois molhe um pouco de óleo de furo em uma escova de limpeza macia para clarinete e espalhe o óleo dentro do tubo, de modo a formar uma película extremamente fina de óleo de furo sobre o superfícies internas do tubo.

Óleo de furo para proteger o interior do corpo
Bore oil – para proteger o interior do corpo
Como aplicar o bore oil? (SEM LEGENDA)

Verificando as juntas

Quando você monta um instrumento de sopro, como clarinete, clarone, fagote ou saxofone; e depois tenta tocá-lo, a junta às vezes pode chacoalhar levemente e parecer frouxa. Isto requer atenção especial. A razão é provavelmente que a rolha da junta se deteriorou e já não se ajusta bem.

Deterioração da cortiça na secção da junta.

Como as cortiças são itens não duráveis, elas precisam ser trocadas periodicamente. Como regra geral, a cortiça deve ser trocada a cada um ou dois anos (embora isso varie de acordo com a forma como o instrumento é usado e armazenado). Na verdade, em alguns instrumentos que são trazidos para reparação, esta cortiça da junta está bastante desgastada. Com o clarinete mostrado na fotografia, a rolha saiu facilmente da mão. Uma cortiça deteriorada e desgastada sairá facilmente e, em alguns casos, pode até descascar imediatamente. Se isso acontecer, leve o instrumento a uma loja de música para conserto.

Uma cortiça irá deteriorar-se se lhe for aplicada demasiada graxa de cortiça (cork grease). Se for difícil inserir uma nova cortiça durante a montagem do tubo, aplica-se graxa de cortiça para fazê-la deslizar mais facilmente. Se a rolha couber facilmente, não há necessidade de usar graxa para cortiça. Uma outra preocupação é que se a graxa penetrar na cortiça, o adesivo de cortiça se dissolverá, por isso tome cuidado para nunca aplicar demasiada graxa. Em particular, se a graxa da cortiça não for removida antes de o instrumento ser guardado na sua caixa, a cortiça deteriorar-se-á rapidamente. Crie o hábito de limpar bem a graxa da cortiça quando terminar de tocar o instrumento.

Colagem de uma rolha nova (fotografia inferior) A cortiça é cortada diagonalmente na secção transversal para que a espessura da secção colada seja constante.
Colagem de uma cortiça nova (fotografia inferior) A cortiça é cortada diagonalmente na secção transversal para que a espessura da secção colada seja constante.

Combate aos odores na época das chuvas

O desodorante é recomendado na época das chuvas, quando há muita umidade ao redor. Basta colocá-lo na caixa do instrumento e ele removerá odores desagradáveis. Use produtos como este para manter seu instrumento fresco e levantar seu ânimo em uma estação chuvosa úmida e úmida.

Pontos a serem observados
A cor da superfície de um instrumento de sopro galvanizado pode mudar com o tempo, dependendo das propriedades do revestimento. Entretanto, isso não afetará de forma alguma a execução do instrumento.
É fácil fazer com que as peças que mudaram de cor pareçam atraentes limpando-as.

* Use o produto de limpeza apropriado para o tipo de revestimento utilizado no seu instrumento.

Desodorante para uso em estojo pequeno
Desodorante para uso em estojo pequeno