KEY OIL

O key oil (óleo para chaves) é uma mistura sintética especial patenteada, concebida pela Yamaha para utilização nos pontos de articulação e nos pontos de giro das chaves dos instrumentos da família das madeiras. Possui em sua composição química um inibidor de corrosão que garante uma proteção adicional ao metal ao longo do tempo.

Para o fabricante escolhido, existem 3 tipos distintos de óleo para chaves:

  • Light (baixa viscosidade): desenvolvido para instrumentos dotados de mecanismos delicados – como o flautim, a flauta e o oboé);
  • Medium (média viscosidade): desenvolvido para instrumentos providos de mecanismos um pouco mais robustos, a exemplo do clarinete
  • Heavy (alta viscosidade): desenvolvido especificamente para instrumentos cujos mecanismos são de grande robustez – como o saxofone, o clarone e o fagote.

Aplicação

Aplique uma pequena quantidade de Kei Oil nas articulações e também nos pontos de giro das chaves, tomando sempre o cuidado de não exagerar na quantidade. Depois de aplicar o Key Oil, acione o mecanismo da chave correspondente para que o óleo se espalhe de maneira uniforme.

Limpe completamente o excesso de óleo ou qualquer resíduo que, porventura, tenha ficado no corpo do instrumento. A limpeza poderá ser realizada com o auxílio de uma gaze ou então com o uso do Tone Hole Cleaner (Limpador de Orifícios).

A função do Key Oil é proteger as superfícies metálicas das chaves. Quando o óleo é aplicado, ele se espalha formando uma película fina sobre e entre o metal. Esta película de óleo serve como lubrificante, permitindo que os componentes metálicos se movam suavemente, sem entrarem em contato diretamente uns com os outros. Como resultado, o atrito ficará reduzido e, portanto, haverá pouca abrasão entre as peças – evitando o desgaste prematuro.

Outro benefício do óleo é que, com a formação da uma película de revestimento, o metal fica protegido da umidade e do ar e da corrosão. Se nenhum óleo for aplicado, as chaves tenderão enferrujar e – embora invisíveis – as partículas microscópicas de ferrugem prejudicarão a ação das chaves.

As superfícies metálicas das teclas

Outro problema que surge quando deixamos de aplicar o Key Oil é que o contato direto entre os componentes metálicos: quando as chaves são acionadas sem qualquer tipo de lubrificação, poderá ocorrer a geração de ruídos indesejáveis e incômodos. Quando o instrumento é tocado, as chaves poderão produzir um som desagradável aos ouvidos do músico, que poderá prejudicar a sua concentração. O uso prolongado sem qualquer tipo de lubrificação poderá fazer com que as chaves apresentem folgas, chegando ao ponto de ser impossível fechar plenamente os orifícios do instrumento. Tenha cuidado para evitar que esse tipo de problema ocorra, pois isso exigiria grandes reparos futuros (e, por consequência, grandes despesas). Certifique-se de aplicar o óleo para chaves uma vez por mês – ou uma vez a cada 15 dias, se você tiver as palmas das mãos suadas.