Os polidores são produtos desenvolvidos para restaurar o brilho e fornecer proteção ao acabamento final dos instrumentos musicais.
Faremos uso de 3 tipos de polidores distintos, a listar:
- Polidor para niquelado/latão não laqueado (metal polish);
- Polidor para superfícies laqueadas/envernizadas (lacquer polish);
- Polidor para prata (silver polish).

FORMA GERAL DE UTILIZAÇÃO DOS POLIDORES
Antes de usar, agite bem o recipiente e aplique uma pequena quantidade do produto em uma flanela de polimento específica para o tipo de acabamento de seu instrumento musical.
Abaixo, da esquerda para a direita, temos as seguintes imagens:
- Flanela para niquelado/latão não laqueado (metal cloth);
- Flanela para laqueado (lacquer cloth);
- Flanela para prata (silver cloth).

Atenção! A depender das características de acabamento do instrumento, o músico poderá fazer uso de um ou mais polidores e flanelas.
A título de exemplo dos múltiplos acabamentos, tomemos como exemplo os acabamentos das flautas da Yamaha: em ouro (gold), prata (sterling silver) e alpaca (nickel-silver).

Atenção! O acabamento em nickel-silver (alpaca), apesar do nome e da aparência, não possui o ELEMENTO QUÍMICO PRATA em sua composição. Portanto, para fins de polimento, deve ser encarado como niquelado.
Especificamente nos instrumentos da família das madeiras, evite aplicar o polidor diretamente nos pontos de articulação das chaves e nos pontos de rotação das hastes. Também tome muito cuidado no sentido de evitar a aplicação acidental nas sapatilhas.
Já nos instrumentos da família dos metais, evite a aplicação nos pontos de articulação dos rotores e também diretamente nos pistos/válvulas.
Vamos a cada um dos produtos, em detalhes:
SUPERFÍCIES COM ACABAMENTO NIQUELADO OU EM LATÃO NÃO LAQUEADO
O metal polish remove a sujeira e as manchas de superfícies com acabamento niquelado ou de superfícies feitas de latão não laqueado. Oferece proteção e realça a beleza do instrumento musical.

A flanela para niquelado/latão não laqueado (metal cloth) foi desenvolvida exclusivamente para remover sujeira e fuligem das superfícies de instrumentos musicais niquelados e de latão não laqueado.

Confeccionada em microfibra, a flanela para niquelado/latão não laqueado remove a sujeira enquanto produz um brilho elegante. Também produz o mínimo de fiapos e continuará a polir de forma confiável, mesmo com o uso repetido.

SUPERFÍCIES COM ACABAMENTO LAQUEADO / ENVERNIZADO
Atenção! Seja gentil e paciente ao polir superfícies laqueadas!
Para polir trompas e outros instrumentos de sopro metálicos, incluindo o saxofone, deve-se usar o material e acessórios para polimento compatíveis com o acabamento instrumento. O polidor para superfícies laqueadas/envernizadas (lacquer polish) é o produto recomendado.

O lacquer polish prolonga a vida útil da superfície laqueada/envernizada e protege o instrumento da sujeira. Oferece proteção e um brilho bonito, de textura fina.
Aplique uma pequena quantidade de lacquer polish uma flanela de polimento. A flanela para laqueado (lacquer cloth) foi desenvolvida especificamente para limpar as superfícies exteriores de instrumentos laqueados/envernizados. Este material de microfibra, quando utilizado em conjunto com o produto lacquer polish, traz como resultado um polimento eficaz e ao mesmo tempo remove impressões digitais e sujeira. Também deixa um revestimento de silicone no instrumento que repele sujeira e outros contaminantes.

Como os acabamentos laqueados não são muito resistentes à abrasão, eles podem ser facilmente arranhados, mesmo com uma limpeza suave. Se houver partículas abrasivas na poeira do ar e elas aderirem à superfície do instrumento ou ficarem presas no pano antes de limpá-lo, elas também poderão criar arranhões. A melhor maneira de limpar é de forma extremamente suave, aplicando apenas um mínimo de pressão… e polir uma área grande, sempre com bastante paciência.
Na verdade, o simples polimento do instrumento com a flanela para laqueado/verniz tem o efeito semelhante (em menor grau, logicamente) de utilizar em conjunto com o lacquer polish, removendo a sujeira e deixando um revestimento que ajuda a manter o instrumento limpo. Para sujeiras persistentes, de difícil remoção, orienta-se adicionar uma pequena quantidade de polidor. Dessa forma, o trabalho de polimento produzirá melhores resultados.
SUPERFÍCIES COM ACABAMENTO EM PRATA
Atenção! Sobre o escurecimento – NATURAL E INEVITÁVEL – dos acabamentos em prata:
Os instrumentos com acabamento em prata escurecerão, mesmo se forem polidos meticulosamente todos os dias. Manchas ou descolorações (e particularmente o escurecimento devido à oxidação) são o sinal de formação de uma película dura na superfície do instrumento. Tal fenômeno é correspondente a uma reação química natural entre a prata com o enxofre e oxigênio do ar… e da transpiração. Essa descoloração tem nome e sobrenome: sulfeto de prata.
No entanto, a natureza dessa mancha prateada difere daquela presente no ferro e em outros metais, uma vez que a película fina formada contribui para proteger a superfície do instrumento. Portanto, não dever ser motivo de tanta preocupação, quando olhamos pelo prisma da conservação do instrumento. Alguns músicos até acreditam que um instrumento descolorido produz um timbre melhor devido ao efeito de endurecimento e, intencionalmente, não limpam os seus instrumentos até que os mesmos fiquem totalmente “manchados”.
Mesmo assim, se um acabamento “limpo” for preferido por razões visuais ou estéticas, recomenda-se polir o instrumento com o auxílio dos produtos abaixo:
O polidor para prata (silver polish) remove a sujeira e as manchas das superfícies revestidas com prata. Restaura o brilho e oferece proteção ao instrumento.

A flanela para prata (silver cloth) foi desenvolvida para remover, com máxima eficácia, a sujeira e a descoloração das superfícies de instrumentos musicais revestidos com banho de prata.

Limpe suavemente toda a extensão do corpo do instrumento com uma flanela para prata, tomando cuidado para não pressionar as chaves, no caso das madeiras.
O material de microfibra remove a sujeira enquanto produz um brilho elegante. Além disso, produz o mínimo de fiapos e continuará a polir de forma confiável através do uso repetido.



ALÔ, FLAUTISTA! Se você sentir que as juntas de sua flauta estão ficando rígidas, limpe-as com uma flanela adequada ao acabamento de seu instrumento para remover completamente a poeira, a sujeira e outros detritos. Ao fazer isso, certifique-se de limpar não apenas a parte externa das juntas do tubo, mas também a parte interna, tanto na articulação do corpo quanto na articulação do pé.



