FLAUTA – Removendo a umidade
- Passe a ponta da gaze de polimento pelo orifício na ponta da haste de limpeza.
- Enrole a gaze de polimento ao redor da haste de limpeza para que a parte metálica da ponta da haste de limpeza não fique exposta.
- Remova a umidade do tubo principal da flauta girando a haste na mesma direção em que o pano está enrolado na haste.
* A junta da cabeça de uma flauta não pode ser limpa com cotonete, portanto não existem cotonetes para flautas. As articulações do corpo e dos pés, entretanto, podem ser limpas com cotonetes de clarinete.

CLARINETE – Removendo a umidade
Depois de tocar, remova a palheta da boquilha e use um pano seco para remover toda a umidade da palheta. Guarde-a com cuidado em um estojo apropriado.

Secando a boquilha
Insira um swab de limpeza (cleaning swab) pequeno (tamanho S) na boquilha, a partir da extremidade da cortiça e limpe qualquer umidade ou sujeira. Tome muito cuidado para não danificar a ponta da boquilha durante a limpeza.
Para a boquilha do clarinete, utilize o SWAB de limpeza S (small).

Removendo a umidade do corpo do clarinete

Remova toda a umidade do interior do corpo passando um swab de limpeza (cleaning swab) médio (tamanho M) pelo instrumento. Para um clarinete baixo, use um swab de limpeza grande (tamanho L). Se o swab ficar preso em alguma parte do instrumento, puxe-o de volta, lentamente, sem forçar. (É necessário cuidado especial ao passar o pano pela parte superior do corpo.)

A junta é particularmente suscetível ao acúmulo de umidade. Como existe o perigo de causar fissuras, limpe bem a umidade com uma gaze de polimento ou pano semelhante.
Além disso, se a umidade acumular enquanto você toca, tente limpá-la com um swab de limpeza (cleanig swab).

CLARONE – Removendo a umidade
Recomendamos que você limpe o interior do seu instrumento usando este SWAB, após cada execução.
Excelente absorção de água para remover rapidamente a umidade e a sujeira do interior do seu instrumento. Seca rapidamente, evitando mofo e permanecendo limpo por mais tempo. O tecido especial e o processo de corte permitem que o SWAB passe suavemente pelo instrumento, reduzindo a chance de ficar preso.


SAXOFONE – Removendo a umidade do corpo
1. Primeiro cuide do bocal e do pescoço
Remova a palheta e use um swab de limpeza (S) para remover a sujeira da boquilha. Tenha cuidado para não danificar a ponta do boquilha durante a limpeza. A seguir, retire a umidade do interior do tudel com um swab de limpeza (S).
Para a boquilha do saxofone, utilize o SWAB de limpeza S (small).


3. Limpe o interior do corpo com um swab de limpeza.

Insira um swab de limpeza de saxofone na campânula e puxe-o pela articulação do tudel para limpar.
TROMPETE – Removendo a umidade do corpo
Primeiro remova a umidade das bombas
Remova cuidadosamente cada bomba enquanto pressiona o pistão correspondente, conforme mostrado no diagrama. Um som de estalo indica que você não está removendo o slide corretamente. Extraia a umidade da bomba que você removeu. Remova também a umidade do corpo do trompete, por meio da chave d’água.

*Embora o latão e o níquel-prata – os materiais utilizados nas lâminas – sejam extremamente resistentes à corrosão, existe o perigo de corrosão progressiva se a umidade permanecer numa bomba durante muito tempo.
*Ao remover uma bomba, tenha cuidado para segurar o pistão correspondente.


Lubrificação com óleo de válvula
Desaperte o parafuso da carcaça da válvula e extraia lentamente o pistão até a metade, sem deixá-lo girar. Agora aplique duas ou três gotas de óleo de pistão. Reaperte o parafuso e mova o pistão para cima e para baixo duas ou três vezes para trabalhar no óleo.

As válvulas podem ficar pegajosas se não forem devidamente lubrificadas, portanto, limpe-as e lubrifique-as regularmente.
TROMPA SINFÔNICA – Removendo a umidade do corpo
Remova a umidade de dentro do tubo depois de tocar
- Remova a lâmina e deixe a água sair.
- Aplique óleo nos rotores como fez antes de tocar.
- Limpe a parte externa do instrumento usando um pano de polimento. Se houver sujeira ou descoloração, use os materiais de limpeza descritos na próxima seção.
*Nota: Um pano de silicone após a limpeza realçará o brilho original do instrumento.
Usando SWABS
Ao usar um swab de limpeza para limpar um instrumento, o processo será mais tranquilo se o swab for inserido pela extremidade mais larga do bocal (o tubo no qual o bocal é inserido). Tanto para a primeira como para a segunda lâmina, o swab pode ser inserido em qualquer uma das extremidades. Insira primeiro a extremidade do peso do cotonete e gire o instrumento para ajudar a guiá-lo através do tubo.
Uma vez que o peso sai da extremidade oposta à extremidade em que foi inserido, o próprio cotonete pode ser puxado através do comprimento do tubo do instrumento puxando lentamente a extremidade do eixo do cabo.
Também para as bombas, insira o peso no tubo para enviar o barbante até o local onde o tubo gira e, em seguida, vire a corrediça de cabeça para baixo para que a outra abertura aponte para baixo, sacudindo a c bomba para trazer o eixo para baixo e para fora a abertura. Assim que o peso sair dessa extremidade (extremidade oposta ao local onde foi inserido), puxe gentilmente o cordão para passar o cotonete pelo tubo.
Existem dois tipos diferentes de cotonetes: S1 e S2. Os swabs S1 podem ser usados na primeira e na segunda bombas. Eles podem ser usados em instrumentos F e Bb. Os cotonetes S2 são específicos para o bocal.
TUBA – Removendo a umidade do corpo
Use um swab para remover qualquer umidade
A “manutenção” dos instrumentos de latão é comparativamente simples – basta polir a superfície externa com um pano especial e um pouco de polimento químico. O interior apresenta desafios. Os instrumentos de metal são sensíveis à umidade. Se a saliva e outros tipos de umidade aderirem ao interior da tuba, ela poderá corroer e enferrujar. Limpar a umidade é a primeira linha de defesa.
Um cotonete, que é um pano pesado com um barbante, é útil para remover a umidade de dentro dos tubos. O cotonete tem sido uma parte de longa data da manutenção de saxofones e instrumentos de sopro, embora recentemente também esteja disponível em versões para trompete, trombone, trompa, eufônio, tuba e outros instrumentos de sopro. É o seu aliado constante durante a manutenção.
Use um cotonete especialmente para as seções do bocal até as lâminas, que tendem a acumular umidade. Você também pode usá-lo nos slides. Primeiro, remova a lâmina, depois coloque o peso na junta onde o bocal está inserido e passe-o pela parte inferior. Isso eliminará a umidade no tubo principal. Em seguida, passe o cotonete pela lâmina removida. A curvatura das lâminas torna-as propensas a acumular umidade, portanto, passe o cotonete por elas.
Apenas um a dois minutos de limpeza pode efetivamente eliminar a umidade e melhorar muito a vida útil do seu instrumento.

